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Caminhando entre a [E]educação [I]indígena, a [E]educação [M]matemática e a [E]etnomatemática
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Palavras-chave

Educação indígena
Etnomatemática
Educação matemática
Cartografia

Como Citar

ORJUELA-BERNAL, Jorge Isidro; MIARKA, Roger. Caminhando entre a [E]educação [I]indígena, a [E]educação [M]matemática e a [E]etnomatemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 41–58, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650820. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650820. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A intenção deste texto se constitui na narração de uma parte dos processos educativos promovidos por alguns povos indígenas colombianos. Toma-se em conta a participação em dois destes processos (Cauca e Guainía) objetivando estabelecer diálogos que transitam entre o contexto sociopolítico das comunidades indígenas e as formas em que a Educação Indígena, a Educação Matemática e a Etnomatemática, vistas como áreas de conhecimento ou áreas formais de educação, e a educação indígena, a educação matemática a etnomatemática, tomadas como movimentos, operam dentro destes processos. Caminhar entre que compreende parte de um exercício cartográfico decorrente do projeto de mestrado intitulado Tensões entre a cosmovisão de estudantes indígenas vinculados a cursos de graduação na universidade e o pensamento acadêmico no Ensino Superior que tem recebido apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650820
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