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Saber cultural e a matemática escolar
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Palavras-chave

Educação escolar indígena
Educação matemática
Ensino e aprendizagem
Currículo de matemática

Como Citar

VOLTOLINI, Luzia; KAIBER, Carmen Teresa. Saber cultural e a matemática escolar: encontro necessário na educação escolar indígena. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 113–132, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650861. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650861. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Apresentam-se, nesse artigo, resultados e análises de uma investigação que está sendo produzida na Terra Indígena Serra da Moça, no Estado de Roraima, Brasil e tem por objetivo investigar possibilidades de constituição de um currículo de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, o qual considere necessidades, interesses e aspectos da cultura dos povos indígenas. Metodologicamente, a investigação se insere em uma perspectiva qualitativa seguindo os pressupostos da pesquisa etnográfica, envolvendo quarenta e seis membros das comunidades da Terra Indígena Serra da Moça. Destacam-se, aqui, dados e análises referentes a percepção dos participantes sobre os conhecimentos matemáticos tradicionais que circulam na comunidade e as demandas por novos conhecimentos, necessários no contexto contemporâneo. Resultados apontam que os saberes e práticas tradicionais são úteis e atendem às necessidades do cotidiano da comunidade, entretanto há a necessidade de que novos conhecimentos sejam adquiridos.

https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650861
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