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A linguagem científica de professores de matemática em atividade de formação continuada
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Palavras-chave

Formação continuada
Linguagem escrita
Modelagem na educação

Como Citar

SCHELLER, Morgana; BONOTTO, Danusa de Lara; MADRUGA, Zulma Elizabete de Freitas; CHAMOSO-SÁNCHEZ, José Maria. A linguagem científica de professores de matemática em atividade de formação continuada. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020024, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8654144. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654144. Acesso em: 1 jul. 2024.

Resumo

Esta pesquisa analisa a Linguagem Científica (LC) em textos escritos de professores de matemática em tarefa de formação continuada com Modelagem Matemática (MM). Os dados foram constituídos mediante questionamento a 19 professores que lecionam Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, participantes de projeto de formação continuada. Para analisar o uso e a apropriação de LC pelos professores e o aporte de ideias de sua capacidade linguística, pauta-se em Halliday e Biembengut e avaliam-se: apropriação conceitual, aspectos léxicos, nominalizações e estilo de sequência textual. Os resultados indicam que esses professores, em geral, possuem domínio conceitual de MM. Embora utilizem itens lexicais, termos referenciais e reduzidas metáforas gramaticais, escrevem seus textos com estilos variados, predominando versões narrativizadas de descrição e/ou explicação. Conclui-se que, embora tenha ocorrido elevado nível de apropriação conceitual, possuem reduzido domínio linguístico relativo à LC.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8654144
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