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Atravessando o devir professor de matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Devir professor
Cuidado de si
Parresia

Como Citar

QUEIROZ, Simone Moura. Atravessando o devir professor de matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021028, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8654213. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654213. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo buscou-se observar os movimentos transversais que perpassam o devir professor de Matemática. Com isso, criamos redes de diálogos entre o sujeito da licenciatura em Matemática, que foi agenciado pelo curso que vai moldando-o tecnicamente e reflexivamente, com algumas discussões relacionadas à Filosofia da Diferença, permitindo-nos algumas reflexões por meio dos adentramentos feitos ao plano de imanência de alguns teóricos, como Foucault, Deleuze, Guattari, Rolnik, Larrosa, dentre outros, mergulhando metaforicamente em alguns de seus conceitos (Cuidado de si, parresía, desejo, éthos, experiência, subjetivação, rizoma, devir...). O sujeito da pesquisa atravessa implicitamente este texto, deixando-nos discussões a respeito da ideia da formação, como molde proposto e expresso por meio da estrutura pedagógica do curso, por exemplo, e de encontro a esta as linhas de força, o cuidado de si, os agenciamentos, que os perpassam, que os fazem experienciar e resistirem.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8654213
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