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Criatividade tecnológica
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Palavras-chave

Tecnologias digitais
Criatividade
Formação de professores
Educação matemática

Como Citar

ROSA, Maurício; DANTAS, Douglas Martins. Criatividade tecnológica: um estudo sobre a construção de atividades-matemáticas-com-tecnologias-digitais por professores/as em cyberformação. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020030, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8654423. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8654423. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva investigar o processo criativo de professores e professoras de matemática enquanto esses constróem atividades com Tecnologias Digitais (TD) atuais e/ou que não são  conhecidas (novas para cada um), de forma a evidenciar os horizontes da criatividade que podem se desvelar nas dimensões matemática, pedagógica e tecnológica da Cyberformação com professores/as de matemática. Essa forma/ação compreende o trabalho com TD não sendo mecânico, técnico, como se as TD utilizadas fossem somente auxiliares ao ensino e à aprendizagem, mas que participam da constituição do conhecimento matemático. Assim, buscamos compreender, por meio do paradigma qualitativo de pesquisa, como as TD podem ser inseridas nas aulas de matemática, observando a criatividade nesse processo. Realizamos um curso semipresencial com professores/as de matemática e conseguimos perceber atos próprios de criatividade tecnológica, os quais se desvelam mediante atualizações no potencial criador e/ou no potencial criativo do indivíduo, ampliando o domínio subjetivo dos/as envolvidos/as nesse processo de forma/ação.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8654423
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