Estimativa numérica, memória de trabalho e raciocínio quantitativo

relações no desempenho matemático

Palavras-chave: Estimativa numérica, Memória de trabalho, Raciocínio quantitativo

Resumo

Há evidências de que tanto a estimativa numérica quanto a memória de trabalho são habilidades importantes para o desempenho em matemática, porém pouco se sabe sobre a relação entre estimativa numérica e memória de trabalho. Assim, pretendeu-se neste estudo verificar as relações entre as capacidades de: estimativa numérica, memória de trabalho e raciocínio quantitativo. Para isso, 143 crianças de 3.º e 4.º anos do Ensino Fundamental de duas escolas municipais de Porto Alegre/RS foram avaliadas. Verificaram-se relações significativas entre as três medidas, sendo que os maiores níveis de correlação foram entre raciocínio quantitativo e estimativa numérica e entre os componentes executivo central e buffer episódico da memória de trabalho com o raciocínio aditivo. Os resultados indicam associação direta entre as medidas avaliadas.

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Biografia do Autor

Camila Peres Nogues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Beatriz Vargas Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado
2020-06-04
Como Citar
Nogues, C. P., & Dorneles, B. V. (2020). Estimativa numérica, memória de trabalho e raciocínio quantitativo. Zetetike, 28, e020022. Recuperado de https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655474