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Ensino de estatística na EJA
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Palavras-chave

Educação estatística
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Metodologia de resolução de problemas

Como Citar

SILVA, Giane Correia; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos. Ensino de estatística na EJA: contribuições da metodologia da resolução de problemas. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020018, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8655803. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8655803. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Este artigo objetivou apresentar uma proposta utilizando a metodologia de resolução de problemas para o Ensino de Estatística, na EJA, voltadas ao Ensino Médio, em um colégio público estadual paranaense. Os procedimentos de coleta de dados foram: os registros das observações e as produções dos alunos que geraram dados empíricos e foram analisados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva – ATD. As Sequências de Ensino – SE foram elaboradas a partir da metodologia da resolução de problemas contemplando objetos de conhecimento de Estatística. Os resultados da pesquisa indicam por um lado, que a metodologia da resolução de problemas pode contribuir para o desenvolvimento do raciocínio estatístico dos alunos; por outro, que a formalização dos conceitos pelo professor mostrou-se relevante porque juntos, professor e alunos, discutem as tentativas de resolução do problema proposto, contribuindo para a construção do conhecimento estatístico e formação cidadã.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8655803
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