Desempenho em Estatística de estudantes do Ensino Fundamental, no contexto do D-Estat

Palavras-chave: Ensino de estatística, Ensino fundamental, Estudo diagnóstico, D-Estat

Resumo

Analisamos o desempenho em Estatística de 1.305 estudantes do 1º ao 9º ano, do ensino fundamental, de quatro escolas públicas do interior da Bahia, no âmbito de uma pesquisa colaborativa universidade-escola (D-Estat). Construímos três instrumentos, de acordo com o nível de ensino, dos quais analisamos três questões que envolvem variáveis qualitativas, discretas e contínuas; conversão de dados em língua materna para gráficos de barras simples; leitura em tabelas simples e de dupla entrada; cálculo da média, mediana e moda. Os principais resultados mostram que o desempenho cai substancialmente de um nível para outro, mas dentro de cada nível se observa uma tendência crescente, maior nos anos iniciais, sinalizando estagnação nos anos finais. Os resultados sinalizam que é preciso elaborar sequências de ensino validadas na realidade das escolas, que possibilitem o papel ativo dos estudantes, em seus processos de aprendizagem e, consequentemente, para o letramento estatístico.

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Biografia do Autor

Irene Maurício Cazorla, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz.

Miriam Cardoso Utsumi, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade Estadual de Campinas.

Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz.

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Publicado
2020-05-27
Como Citar
Cazorla, I. M., Utsumi, M. C., & Santana, E. R. dos S. (2020). Desempenho em Estatística de estudantes do Ensino Fundamental, no contexto do D-Estat. Zetetike, 28, e020016. https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656917
Seção
Dossiê Temático