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A estatística no ensino médio
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Palavras-chave

Contextualização
Educação estatística
Ensino médio

Como Citar

OLIVEIRA, Alyson Fernandes de; ROSA, Dalva Eterna Gonçalves. A estatística no ensino médio: em busca da contextualização. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8657024. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657024. Acesso em: 7 dez. 2024.

Resumo

Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, busca compreender como a Estatística vem sendo abordada em sala de aula no Ensino Médio, de forma a propiciar aos estudantes a contextualização dos conteúdos e uma visão crítica sobre o mundo contemporâneo. Em uma abordagem qualitativa, os dados produzidos foram obtidos por meio de observações no ambiente de investigação, entrevistas com professores e grupos focais com alunos da 3ª série do Ensino Médio, os quais foram sistematizados e interpretados de acordo com a Análise de Conteúdo. Os resultados obtidos permitem considerar que, por mais que os estudantes consigam estabelecer algumas relações entre a Estatística e o cotidiano, a maneira como ela vem sendo abordada, em sala de aula, não possibilita que compreendam seus conceitos de forma crítica, visto que ela não é trabalhada de modo contextualizado.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8657024
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