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Cartão verde para o material dourado
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Palavras-chave

Maria Montessori
Apropriações
História da educação matemática
Material dourado

Como Citar

REZENDE, Alan Marcos Silva de; BERTINI, Luciane de Fatima. Cartão verde para o material dourado. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021026, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8657032. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8657032. Acesso em: 2 jul. 2024.

Resumo

O trabalho com Material Dourado exclui a discussão de que o sistema de numeração decimal é posicional? É essa pergunta que, basicamente, conduz a escrita deste artigo, em que é apresentado um estudo das apropriações acerca de orientações que Maria Montessori colocou em circulação nas suas obras e as ideias apresentadas pelos autores do artigo “Cartão amarelo para o material dourado”, publicado na revista Nova Escola em 2016. Assim, neste trabalho apresenta-se um ponto de vista acerca dos usos do Material Dourado para o ensino de Matemática por meio da História da Educação Matemática. Como resultado foi possível destacar aspectos das propostas de Montessori que circundam o uso do material em discussão e que mostram as opções, os argumentos e as soluções apresentadas pela autora em relação às limitações do material, limitações essas também destacadas em discursos da atualidade como os revelados no artigo citado.  

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8657032
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