Resumo
O objetivo deste trabalho é mapear a produção relativa ao marco teórico Mathematics Teachers’ Specialized Knowledge na base de dados Web of Science. Para tanto, realizamos um pesquisa analítico-descritiva, de aproximação exploratório-bibliométrica, na base de dados referida. Encontramos um corpus de 37 trabalhos de 2013 a 2020 e analisamos: Indexação na Web of Science; Distribuição por ano e tipos de documentos; Autores; Instituições e agências de fomento; Países e idiomas; Breve análise de citações e Palavras-chave. Os resultados nos permitem concluir que a produção MTSK é colaborativa e internacional, envolvendo ao menos nove países da Europa e América Latina, num movimento em rede que contribui para a disseminação global e, de certo modo, configura-se como um teste de validação externa em diferentes culturas escolares e contextos de prática e formação docente.
Referências
Araújo, C. A. (2016). Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, 12(12), 11-32.
Arnon, I., Cottrill, J., Dubinsky, E., Oktaç, A., Roa-Fuentes, S., Trigueros, M., & Weller, K. (2014). APOS theory: A Framework for Research and Curriculum Development in Mathematics Education. New York: Springer. DOI: 10.1007/978-1-4614-7966-6_1
Ashlock, R. B. (2006). Error patterns in computation: Using error patterns to improve instruction. London: Pearson Education.
Ball, D. L., Thames, M. H., & Phelps, G. (2008). Content Knowledge for Teaching: What Makes It Special? Journal of teacher education, 59(5), 389-407. DOI: 10.1177/0022487108324554
Bayoud, J. M. (2011). A comparison of pre-service and experienced elementary teachers’ pedagogical content knowledge (PCK) of common error patterns in fractions. [Master’s thesis, American University of Beirut]. AUB. DOI: 10938/8658/t-5470.pdf.
Becker, F. (2019). Construção do Conhecimento Matemático: natureza, transmissão e gênese. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 963-987. DOI: 10.1590/1980-4415v33n65a01
Biembengut, M. S., & Hein, N. (2007). A resolução de problemas na matemáticas escolar (4 ed.). São Paulo: Contexto.
Campos-Cano, M., & Flores-Medrano, E. (2019). Prácticas matemáticas: un avance en su caracterización. In J. Carrillo, M. Codes & L.C. Contreras (Eds.), Actas del IV Congreso Iberoamericano sobre Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas (pp. 87-94). Huelva: Universidad de Huelva. https://cdn.congresse.me/rlbmixa8vqmkkc75l9pjf2p8ex1i
Carrillo, J. (2017). Idiosincrasia del MTSK, investigaciones realizadas y utilidades. In J. Carrillo & L.C. Contreras (Eds.), Actas del III Jornadas de Investigación en Didáctica de las Matemáticas (pp. 7-10). Huelva: Universidad de Huelva. https://cdn.congresse.me/j2jtromymsv6jzla78f2h533qw67
Carrillo, J., Climent, N., Contreras, L. C., Montes, M. Á., Escudero, D., & Medrano, E. F. (2014). Un marco teórico para el Conocimiento especializado del Profesor de Matemáticas. Huelva:Universidad de Huelva Publicaciones.
Carrillo-Yañez, J., Climent, N., Montes, M., Contreras, L. C., Flores-Medrano, E., Escudero-Ávila, D., … Muñoz-Catalán, M. C. (2018). The mathematics teacher’s specialised knowledge (MTSK) model. Research in Mathematics Education, 20(3), 236-253. DOI: 10.1080/14794802.2018.1479981
Charalambous, C.; Hill, H. C., & Ball, D. L. (2011). Prospective teachers’ learning to provide instructional explanations: how does it look and what might it take? Journal of Mathematics Teacher Education (14), 441-463. DOI: 10.1007/s10857-011-9182-z
Courant, R., & Robbins, H. (1996). What is mathematics?: an elementery approach to ideias and methods (2 ed.). New York: Oxford University Press.
Crecci, V. M., Nacarato, A. M., & Fiorentini, D. (2017). Estudos do estado da arte da pesquisa sobre o professor que ensina matemática. Zetetiké, 25(1), 1-6. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8649175
Dienes, Z. P. (1975). As seis etapas do processo de aprendizagem em matemática. São Paulo: EPU.
Escudero, D. I., Flores, E., & Carrillo, J. (2012). El Conocimiento Especializado del Profesor de Matemáticas. Actas del XV Escuela de Invierno en Matemática Educativa (pp. 35-42). México.
Fiorentini, D., Passos, C. L. B., & Lima, R. C. R. (2016). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina Matemática: Período 2001 a 2012. Unicamp. https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pagina_basica/58/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf
Kaur, B. (2008). Teaching and learning of mathematics: what really matters to teachers and students? ZDM, 40(6), 951-962. DOI: 10.1007/s11858-008-0128-6
Kilpatrick, J., & Spangler, D. A. (2015). Educating Future Mathematics Education Professors. In L. D. English and D. Kirshner (Eds.), Handbook of International Research in Mathematics Education (3. ed., pp. 297-310). Routledge.
Krulik, S., & Reys, R. E. (1998). A resolução de problemas na matemáticas escolar (1 ed.). São Paulo: Atual.
Montes, M. A., Contreras, L. C., & Carrillo, J. (2013). Conocimiento del profesor de matemáticas: Enfoques del MKT y del MTSK. Actas del Investigación en Educación Matemática XVII (pp. 403-410). Bilbao: SEIEM.
Moreira, P. C., & Ferreira, M. C. C. (2008). A Teoria dos Subconstrutos e o Número Racional como Operador: das estruturas algébricas às cognitivas. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 21(31), 103-127.
Moriel Junior, J. G., & Wielewski, G. D. (2017). Base de conhecimento de professores de matemática: do genérico ao especializado. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, 18(2), 126-133. DOI: 10.17921/2447-8733.2017v18n2p126-133
Moriel Junior, J. G., Wielewski, G. D., & Carrillo, J. (2019). Meta-análise sobre conhecimento para ensinar divisão de frações. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(65), 988-1026. DOI: 10.1590/1980-4415v33n65a02
Paula, E. F., & Cyrino, M. C. T. d. C. (2017). Identidade profissional de professores que ensinam Matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, 25(1), 27-45. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647553
Petit, M. M., Laird, R. E., & Marsden, E. (2010). A focus on fractions: bringing research to the classroom. Routledge.
Policastro, M. S., & Ribeiro, M. (2021). Conhecimento especializado do professor que ensina matemática relativo ao tópico de divisão. Zetetiké, 29, e021020. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661906
Santos, R. N. M., & Kobashi, N. Y. (2009). Bibliometria, cientometria, infometria: conceitos e aplicações. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, 2(1), 155-172.
Scheiner, T., Montes, M. A., Godino, J. D., Carrillo, J., & Pino-Fan, L. R. (2019). What Makes Mathematics Teacher Knowledge Specialized? Offering Alternative Views. International Journal of Science and Mathematics Education, 17(1), 153–172. DOI: 10.1007/s10763-017-9859-6
Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational researcher, 15(2), 4-14. http://www.jstor.org/stable/1175860
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Petrópolis: Vozes.
Vasco, D., Moriel Junior, J. G., & Contreras, L. C. (2017). Subdominios KoT y KSM del Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK): definición, categorías y ejemplos. In J. Carrillo & L.C. Contreras (Eds.), Actas del III Jornadas de Investigación en Didáctica de las Matemáticas (pp. 29-37). Huelva: Universidad de Huelva. https://cdn.congresse.me/j2jtromymsv6jzla78f2h533qw67
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Zetetiké