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O Letramento matemático na BNCC
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Palavras-chave

Letramento matemático
BNCC
Alfabetização matemática

Como Citar

PARUTA, Anie Masquete; CARDOSO, Virgínia Cardia. O Letramento matemático na BNCC. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022025, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8660332. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660332. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Este estudo busca analisar como o Letramento Matemático é abordado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir da análise textual discursiva, procuramos compreender o conceito de letramento matemático que envolve além da consideração das práticas sociais no ensino, a busca por favorecer um olhar crítico frente às questões sociais. Assim, a relevância deste estudo decorre de considerar o letramento matemático como perspectiva, que busca considerar no ensino da matemática o contexto social e a formação de cidadãos que possuem autonomia para compreender e atuar na realidade. Como se trata de uma indicação normativa, se faz necessário um olhar atento, de modo que a BNCC não seja sinal de retrocesso no trabalho com a matemática. A partir deste estudo, foi possível perceber que a BNCC considera o letramento matemático no texto de apresentação da área, porém, há pouca evidência desta perspectiva nas habilidades indicadas.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660332
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