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Do singular ao plural
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INGLÊS

Palavras-chave

Grupo colaborativo
Educação matemática na infância
Educação infantil
Formação de professores

Como Citar

AZEVEDO, Priscila Domingues de; CIRÍACO, Klinger Teodoro; SOUZA, Ana Paula Gestoso de; LEITE, César Donizetti Pereira; GRANDO, Regina Célia Grando; LOPES, Celi Espasandin; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. Do singular ao plural: professoras de infância e suas aprendizagens em educação matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022022, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8660444. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8660444. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Tomamos como objeto de análise experiências da formação continuada de professoras da Educação Infantil em um grupo de trabalho colaborativo. Destacar múltiplas aprendizagens decorrentes de interações propiciadas no compartilhar das práticas pedagógicas é objetivo deste trabalho. Validamo-nos de dados de uma investigação, financiada pelo CNPq, de cunho qualitativo cujos dados foram obtidos a partir de um questionário que teve o foco de angariar informações do processo vivenciado. O enquadramento teórico abarca questões acerca de notas sobre a infância, currículo, aprendizagem da docência e a formação em ambientes de colaboração em relação à Educação Matemática. Face aos resultados, podemos inferir que as docentes partícipes do Grupo de Estudos e Pesquisas "Outros Olhares para a Matemática" (GEOOM/UFSCar) aprenderam muito mais do que pretendíamos em termos das possibilidades que a prática colaborativa perspectiva com seu potencial. As aprendizagens evidentes implicaram em: a) relação teoria e prática; b) possibilidade de partilhas; c) aprimoramento metodológico; e d) conhecimento matemático das professoras.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8660444
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