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Contribuições formativas da disciplina de História da Matemática desenvolvida na perspectiva do movimento lógico-histórico
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Palavras-chave

Formação de professores de matemática
História da matemática
Movimento lógico-histórico dos conceitos

Como Citar

SILVA, Maria Marta da; SILVESTRE, Bruno Silva. Contribuições formativas da disciplina de História da Matemática desenvolvida na perspectiva do movimento lógico-histórico. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022027, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8661340. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661340. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo discute parte dos dados de uma pesquisa realizada com professores de Matemática em formação inicial. O objetivo do mesmo é analisar e discutir as contribuições formativas de uma disciplina de História da Matemática organizada e desenvolvida na perspectiva do movimento lógico-histórico da constituição dos conceitos matemáticos. A referida disciplina faz parte do 1º período da licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás – Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis. O caminho metodológico da pesquisa foi um experimento didático formativo que perdurou um semestre letivo, contando com a colaboração de 32 participantes. A estrutura de análise é composta de unidade, episódios e flashes. Os resultados dão indícios da compreensão que a organização proposta permitiu aos professores em formação a assunção da existência da lógica interna dos conceitos matemáticos, estando a mesma em íntima conexão com a produção e desenvolvimento humano-histórico a partir da unidade lógico-histórica.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661340
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