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Significados produzidos por futuros professores de matemática ao estudar diferentes modelos geométricos
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Palavras-chave

Educação matemática
Atividade orientadora de ensino
Formação de professores
Geometrias não Euclidianas

Como Citar

SANTOS JUNIOR, Clovis Lisbôa dos; MAIA, Lícia de Souza Leão. Significados produzidos por futuros professores de matemática ao estudar diferentes modelos geométricos. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661597. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661597. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Recorrente nas discussões científicas acadêmicas e, consequentemente, nas investigações da área em Educação Matemática, o estudo de Geometrias não Euclidianas na formação inicial do professor de Matemática pode ampliar a compreensão dos licenciandos acerca de conceitos geométricos euclidianos. No presente artigo, apresentam-se os resultados de uma Atividade de Ensino aplicada a futuros professores de Matemática, com o objetivo de analisar a produção de significados dos participantes no estudo de conceitos geométricos não euclidianos. A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky, complementada pela Teoria da Atividade de Leontiev e pela Atividade Orientadora de Ensino de Moura são os aportes teóricos que subsidiaram a investigação e as ações pedagógicas neste estudo. Ao aceitarem a existência de outros modelos geométricos, os licenciandos investigados modificaram a maneira como se relacionam com o espaço em que vivem e, assim, desenvolvem maior autonomia no processo de construção dos conceitos atribuindo significados diferenciados para os objetos geométricos estudados.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661597
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