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Conhecimentos mobilizados em contexto colaborativo acerca da generalização algébrica nos anos iniciais
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Palavras-chave

Desenvolvimento profissional docente
Conhecimento matemático para o ensino
Desenvolvimento do pensamento algébrico

Como Citar

TERES, Silvana Leonora Lehmkuhl; GRANDO, Regina Célia. Conhecimentos mobilizados em contexto colaborativo acerca da generalização algébrica nos anos iniciais. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021031, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661731. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661731. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo discutimos os conhecimentos profissionais docentes do Professor que Ensina Matemática para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos anos iniciais, sobretudo relativos à generalização de padrões em sequências recursivas, que foram mobilizados por professoras-pesquisadoras em um grupo de estudos reconhecido pelos integrantes como colaborativo. Este artigo é parte de uma pesquisa qualitativa longitudinal desenvolvida em nível de doutorado com característica de pesquisa-formação. As discussões e análises foram pautadas na Pesquisa narrativa e sinalizam que este espaço de formação oportunizou uma dinâmica que favoreceu a interação e a comunicação matemática entre Futuros Professores, Professores da Universidade e Professores que Ensinam Matemática em diferentes segmentos da Educação Básica; a ressignificação da ideia de generalização de padrões em sequências recursivas articulada às questões da profissão docente e à reflexão sobre a própria prática dos participantes.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661731
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