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Conhecimento especializado de licenciandos em matemática no contexto de práticas formativas para inclusão
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Palavras-chave

Formação inicial
Inclusão
Conhecimento especializado do professor de matemática

Como Citar

RIBEIRO, Gabriela Gomes; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. Conhecimento especializado de licenciandos em matemática no contexto de práticas formativas para inclusão. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021019, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661777. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo relata resultados parciais de uma pesquisa de mestrado de abordagem qualitativa, que investiga, em duas disciplinas dedicadas à prática como componente curricular, com enfoque no ensino da Matemática na perspectiva inclusiva, o Conhecimento Especializado do Professor de Matemática mobilizado por licenciandos nessas práticas. A coleta de dados utilizou audiogravações e materiais produzidos pelos licenciandos. A análise, fundamentada no referencial do Conhecimento Especializado do Professor de Matemática, evidenciou a importância de práticas formativas na perspectiva inclusiva para que o licenciando articule conhecimentos matemáticos e conhecimentos pedagógicos de conteúdo com conhecimentos sobre Necessidades Educacionais Especiais, para um ensino inclusivo da matemática. Porém, possíveis lacunas relativas ao Conhecimento da Estrutura Matemática nessas práticas formativas indicam que as disciplinas específicas de Matemática devem abordar a prática como componente curricular.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661777
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