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Conhecimentos docentes para ensinar estatística
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Palavras-chave

Educação estatística
Conhecimentos docentes
Formação colaborativa de professores

Como Citar

SCHREIBER, Karla Priscila; PORCIÚNCULA, Mauren. Conhecimentos docentes para ensinar estatística: olhar do professor sobre os estudantes e as estratégias pedagógicas. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021003, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661814. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661814. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta conhecimentos docentes específicos sobre os estudantes e as estratégias pedagógicas identificados nas narrativas de professores que participaram do Grupo Colaborativo de Formação de Professores em Educação Estatística – MoSaiCo Edu. Para isso, sete encontros do Grupo foram gravados e transcritos, sendo analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, o que levou à construção de sete discursos. Um deles, denominado “incompreensões dos discentes e estratégias para o ensino dos conceitos estatísticos” é destaque deste artigo. Como resultados da análise deste, destacam-se os conhecimentos dos professores sobre as especificidades de aprendizagem, protagonismo, interesses e incompreensões dos estudantes, a apreciação do contexto e de experiências cotidianas, assim como a utilização de testes padronizados, recursos tecnológicos e materiais pedagógicos. A caracterização dos conhecimentos docentes para ensinar Estatística, objeto de estudo em processo de desenvolvimento científico, é relevante, pois pode orientar a formação inicial e continuada, e a prática em sala de aula.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661814
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