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Trajetória hipotética de aprendizagem como recurso para a formação de professores
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Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores de matemática
Trajetórias hipotéticas de aprendizagem

Como Citar

OLIVEIRA, Julio Cezar Rodrigues de; FERREIRA, Pamela Emanueli Alves. Trajetória hipotética de aprendizagem como recurso para a formação de professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021013, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661816. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661816. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um ensaio teórico e discutir aspectos de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA) com vistas a subsidiar práticas de professores de Matemática em formação inicial ou continuada. O estudo se trata de uma pesquisa qualitativa e, à luz de pressupostos teóricos de Martin Simon busca-se argumentar a respeito da elaboração de THAs como um recurso estratégico metodológico que possibilita aos docentes em formação (ou em exercício) organizarem seus planejamentos escolares a partir de um processamento hipotético. Para atingir estes objetivos são apresentados: aspectos teóricos da THA; uma THA sobre o ensino de Logaritmos; uma discussão a respeito do processo de sua elaboração como estratégia de formação. Como resultado infere-se que as THAs oportunizam aos docentes em formação analisarem aspectos que delimitam suas práticas de modo articulado, se envolverem em um processo de reflexão e tomada de decisão sobre seu exercício profissional. As análises e reflexões se amparam no argumento de a THA se revelar como um potencial recurso para a formação docente por apresentar carácter instrumentalizador, flexível, interativo, previsor, problematizador, dinâmico.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661816
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