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Quanta matemática escolar é conhecida pelos egressos dos cursos brasileiros de Licenciatura?
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Palavras-chave

Formação de professores
Matemática
ENADE
Conhecimento de conteúdo

Como Citar

BARICHELLO, Leonardo; FIRER, Marcelo. Quanta matemática escolar é conhecida pelos egressos dos cursos brasileiros de Licenciatura?. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021021, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661904. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661904. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Neste texto, buscamos interpretar o significado do desempenho de estudantes de licenciatura em matemática no ENADE para além dos conceitos divulgados pelo INEP. O caminho escolhido se baseou nos índices de acerto em questões objetivas de conteúdo matemático presentes na prova aplicada em licenciandos em matemática no ENADE 2017 de acordo com dois critérios. Consideramos as questões descritas pelo INEP como questões de Ensino Básico e complementamos a análise associando o conteúdo de algumas das questões dessa edição do exame com conteúdos de questões que compuseram o ENEM. As conclusões apontam que a grande maioria dos futuros professores de matemática chegam ao final da sua formação inicial sem domínio adequado sobre conteúdos notadamente de Ensino Médio, com preocupante nível de acertos a perguntas que, espera-se, seus futuros alunos sejam capazes de resolver enfrentar.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661904
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