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Planejar para ensinar e aprender Matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Formação de professores
GeoGebra

Como Citar

BATISTA, C. C.; PAULO, R. M. Planejar para ensinar e aprender Matemática: abertura de um estudo de aula. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022029, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8663821. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8663821. Acesso em: 1 mar. 2024.

Resumo

O objetivo deste texto é trazer aspectos das aprendizagens do professor que se envolve com o planejamento de uma aula de matemática, elaborando tarefas para serem realizadas com o GeoGebra. O tema da aula é “posição relativa de retas” e o contexto do planejamento é o de um grupo de três professores de matemática de uma escola de Tempo Integral da rede pública estadual paulista que foi constituído para o desenvolvimento do estudo de aula, tema que se investigou em uma pesquisa de doutorado. As reuniões do grupo ocorreram semanalmente durante um ano e meio. Os professores analisaram as possibilidades de exploração do conteúdo com o GeoGebra e evidenciaram aprendizagens, como a compreensão de que, com o aplicativo, os alunos podem mobilizar conhecimentos para resolver as tarefas e constituir um modo próprio de entender as ideias matemáticas. Essa compreensão leva-os a reconhecer a importância de dar ao discente a oportunidade de fazer investigações tendo, no software, uma possibilidade.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8663821
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