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Bastidores da elaboração dos PCN
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Palavras-chave

PCN
Matemática
Educação matemática
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Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues; METZ, Lauro Igor. Bastidores da elaboração dos PCN: os experts e a produção curricular. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022003, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667446. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667446. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O texto tem como objetivo realizar uma análise histórica do movimento de elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática para os anos iniciais. O estudo realiza uma primeira aproximação aos bastidores da produção curricular dos PCN, uma proposta oficializada na década de 1990. O artigo limita-se ao contexto da elaboração da matemática para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Como fontes de pesquisa utilizam-se documentos, entrevistas e produções científicas relacionados com o tema. O processo de investigação opta por uma escolha teórico-metodológica que envolve a mobilização do conceito de expert. Realiza-se uma análise em diferentes escalas de observação de modo a dar ênfase a esse tipo de marcha de investigação para estudos que intentem compreender os processos e dinâmicas de elaboração dos saberes presentes no ensino e na formação de professores.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667446
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