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Geometria escolar nos anos iniciais
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Palavras-chave

Desenho à mão livre
Desenho geométrico
Desenho natural

Como Citar

SILVA, Maria Célia Leme da. Geometria escolar nos anos iniciais: uma história de movimentos em parceria com o desenho. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667515. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667515. Acesso em: 5 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo toma categorias construídas pelos estudos históricos de relações entre geometria e desenho que marcaram os diferentes movimentos do currículo de matemática para o ensino de geometria, proposto ao curso primário, do século XIX até meados do século XX. Utilizam-se como fonte regulamentações e manuais escolares de cada período que tiveram como intenção atender às normativas. Dialogam com o passado os resultados de pesquisas atuais, que destacam perspectivas para o ensino de geometria no século XXI e sua inserção na BNCC. Nenhum dos três movimentos foi mantido da maneira como foi prescrito, entretanto, há vestígios deles no cenário do século XXI. A história dos movimentos de construção de saberes para o ensino de geometria pode trazer contribuições e frutíferas reflexões para pensar, analisar e desencadear proposta e ações pertinentes para práticas pedagógicas de um ensino de geometria.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667515
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