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Compêndios de aritmética escolar no corpus teórico das ciências da educação
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Palavras-chave

Ensino de aritmética
Currículo
Escola de primeiras letras
Escola normal

Como Citar

FARIAS, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos. Compêndios de aritmética escolar no corpus teórico das ciências da educação. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022007, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667859. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667859. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este artigo problematiza o uso das obras Compendio de Pedagogia, de Antonio M. da Silva Pontes, Elementos de Arithmetica, de Cristiano B. Ottoni, e Cours théorique et pratique de pédagogie et de méthodologie, de Thomas Braun na formação de professores de matemática para as "escolas de primeiras letras”, e também o jornal A Instrução Publica, a Revista do Ensino, relatórios dos Presidentes da Província do Rio de Janeiro e do Diretor da Escola Normal. A abordagem teórico-metodológica se inspira em Wittgenstein e Derrida. O corpus manifestou rastros de duas tradições de livros de aritmética: uns destinados à prática mercantil e outros às escolares, alguns destes voltados a formar professores. Quanto às práticas de ensino de aritmética, a partir dos anos 1870, foi recomendado o método intuitivo. Os compêndios integraram o currículo oficial e a estruturação das disciplinas escolares, bem como foram relevantes na formação e institucionalização da escola brasileira no século XIX.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667859
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