A rubrica álgebra na prescrição de normativas oficiais do ensino primário capixaba (1854 – 1927)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667877

Palavras-chave:

Legislação educacional, Matemática, Álgebra, Ensino primário

Resumo

Delineia as rubricas matemáticas indicadas nos documentos oficiais do ensino primário capixaba, no período de 1854 a 1927, com o intuito de captar a presença ou ausência da Álgebra. Investiga os Relatórios dos Presidentes da Província; Regulamentos da Instrução Pública; Decretos Estaduais; Programas de Ensino, enfim, a Legislação Educacional vigente à época. Aponta, por meio da análise empreendida nessas fontes históricas, que a rubrica Álgebra, no ensino primário, tanto no período oitocentos quanto no republicanismo capixaba, não se consolidou como uma disciplina, haja vista ter sido indicada apenas no ano de 1892, com a reforma Moniz Freire, determinando além de aplicações fáceis, ser ministrada para meninos.

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Biografia do Autor

Hairley Figueira Mesquita, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Mestra em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora de Matemática da Rede Estadual, Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo – SEDU e da rede municipal de Linhares Espírito Santo.

Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Matemática) pela Universidade Estadual de Campinas. Professor do Departamento de Educação e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

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Publicado

2022-05-26

Como Citar

MESQUITA, H. F.; SIQUEIRA FILHO, M. G. A rubrica álgebra na prescrição de normativas oficiais do ensino primário capixaba (1854 – 1927). Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022015, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667877. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667877. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático

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