Formação docente e ensino de matemática

uma história do curso de Pedagogia da FE/UERN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8667891

Palavras-chave:

Formação do pedagogo, História da educação matemática, Currículo, Professor polivalente

Resumo

Com este artigo, pretendemos analisar historicamente o processo de formação docente para atuar no ensino de matemática nos anos iniciais ofertado pelo curso de licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FE/UERN), a partir de sua criação em 1966. Para isso, desenvolvemos uma operação historiográfica pautada em documentos oficiais, referenciais e arquivos curriculares institucionais, principalmente programas de disciplinas. Os resultados apontam a existência de três momentos históricos que dividem o percurso formativo do curso para ofertar uma formação voltada ao ensino de matemática, marcado temporalmente pelos anos de 1967, 1995 e 2007. Ainda, é possível indicar que, ao menos nas duas últimas décadas, o curso buscou propiciar uma formação pautado em questões sociais, críticas e construtivistas, atentando às orientações presentes nos documentos de regulamentação da formação e em estudos científicos recentes. 

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Biografia do Autor

Andréa Morais de Menezes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrado em Ensino (POSENSINO) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 

Marcelo Bezerra de Morais, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista. Professor da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN).

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Publicado

2022-05-23

Como Citar

MENEZES, A. M. de; MORAIS, M. B. de. Formação docente e ensino de matemática: uma história do curso de Pedagogia da FE/UERN. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022010, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8667891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8667891. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Temático