Banner Portal
Alguns aspectos negligenciados na compreensão e no ensino de números e sistemas numéricos
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Educação matemática

Cómo citar

GUINNES, Ivor Grattan. Alguns aspectos negligenciados na compreensão e no ensino de números e sistemas numéricos. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 9–28, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i11.8646832. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646832. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumen

A aritmética tem estado envolvida com questões culturais desde os primórdios de seu desenvolvimento. Dentre essas questões culturais incluem-se: aquelas relativas às diferenças entre os números naturais e os não naturais e aos modos de se realizar operações com eles; às interpretações e usos místicos dos mesmos; aos papéis desempenhados pelo zero; às extensões aos números infinitos e à representação dos números por numerais que pudessem auxiliar a realização de cálculos (incluindo o uso de álgebra). A seleção de exemplos históricos que o artigo apresenta concentra-se sobre alguns aspectos dos números que não são bem conhecidos mas que podem ser utilizados no ensino, tanto nos níveis fundamentais e médio quanto em cursos de graduação. Ao longo do artigo são feitos comentários sobre a utilidade educacional desses exemplos históricos, principalmente ao final de cada seção; a palavra “estudante” é aqui empregada para referir-se aos aprendizes de todas as idades.
https://doi.org/10.20396/zet.v7i11.8646832
PDF (Português (Brasil))
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.