Banner Portal
Alguns aspectos negligenciados na compreensão e no ensino de números e sistemas numéricos
PDF

Palavras-chave

Educação matemática

Como Citar

GUINNES, Ivor Grattan. Alguns aspectos negligenciados na compreensão e no ensino de números e sistemas numéricos. Zetetike, Campinas, SP, v. 7, n. 1, p. 9–28, 1999. DOI: 10.20396/zet.v7i11.8646832. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646832. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumo

A aritmética tem estado envolvida com questões culturais desde os primórdios de seu desenvolvimento. Dentre essas questões culturais incluem-se: aquelas relativas às diferenças entre os números naturais e os não naturais e aos modos de se realizar operações com eles; às interpretações e usos místicos dos mesmos; aos papéis desempenhados pelo zero; às extensões aos números infinitos e à representação dos números por numerais que pudessem auxiliar a realização de cálculos (incluindo o uso de álgebra). A seleção de exemplos históricos que o artigo apresenta concentra-se sobre alguns aspectos dos números que não são bem conhecidos mas que podem ser utilizados no ensino, tanto nos níveis fundamentais e médio quanto em cursos de graduação. Ao longo do artigo são feitos comentários sobre a utilidade educacional desses exemplos históricos, principalmente ao final de cada seção; a palavra “estudante” é aqui empregada para referir-se aos aprendizes de todas as idades.
https://doi.org/10.20396/zet.v7i11.8646832
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.