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A diferenciação entre figuras geométricas não-planas e planas
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Palabras clave

Figuras geométricas não-planas e planas
Conhecimento dos alunos
Ponto de vista dos professores

Cómo citar

VASCONCELLOS, Mônica. A diferenciação entre figuras geométricas não-planas e planas: o conhecimento dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental e o ponto de vista dos professores. Zetetike, Campinas, SP, v. 16, n. 2, p. 77–106, 2008. DOI: 10.20396/zet.v16i30.8646892. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646892. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo identificar e analisar o conhecimento que têm os alunos da 4ª série do Ensino Fundamental sobre a diferenciação entre figuras geométricas não-planas e planas e contrastar esse conhecimento com o ponto de vista dos seus professores. Participaram da investigação 30 alunos e 13 professores de três escolas, uma de cada rede: municipal, estadual e particular. Os dados foram coletados em entrevistas individuais. As questões propostas às crianças envolviam as semelhanças e as diferenças que existem entre tais figuras. Aos professores, as perguntas foram formuladas com o intuito de apreender o ponto de vista de cada um a respeito do que sabiam, pensavam e ensinavam de Geometria. Os resultados da pesquisa indicam, no geral, que tanto os alunos como os professores tiveram poucas oportunidades de vivenciar situações relacionadas ao assunto.
https://doi.org/10.20396/zet.v16i30.8646892
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Citas

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