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Formação continuada de professores Guarani
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Palabras clave

Educação indígena
Formação de professores
Número natural
Estudo de conceito

Cómo citar

BARBOSA, Gabriela dos Santos. Formação continuada de professores Guarani: um estudo de conceito sobre números naturais. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 221–239, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650886. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650886. Acesso em: 16 ago. 2024.

Resumen

O presente artigo tem como foco a formação continuada de professores guarani que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Maricá, Rio de Janeiro. A escola indígena deve ser bilíngue, multicultural e diferenciada, a pesquisa visa contribuir com a reflexão sobre princípios para o ensino de matemática em escolas indígenas e na formação de professores. É um estudo de caso, baseado no modelo de estudo de conceito (Davis, 2010). Segundo este modelo, os professores compartilham experiências com o objetivo de questionar seus próprios conhecimentos sobre os conceitos matemáticos e seu ensino. Entre os resultados, destacamos o entendimento dos professores sobre a construção do número como um processo. Ao final, os sujeitos desta pesquisa passaram a considerar a correspondência biunívoca, a ordenação e a inclusão hierárquica como aspectos fundamentais desse processo. 

 

 

https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650886
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