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Letramento probabilístico de professores de matemática do Ensino Fundamental
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Palabras clave

Educação estatística
Letramento probabilístico
Formação de professores que ensinam estatística
Educação matemática

Cómo citar

EUGÊNIO, Robson da Silva; MONTEIRO, Carlos Eduardo Ferreira; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Letramento probabilístico de professores de matemática do Ensino Fundamental: reflexões da formação continuada. Zetetike, Campinas, SP, v. 30, n. 00, p. e022018, 2022. DOI: 10.20396/zet.v30i00.8661705. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661705. Acesso em: 17 ago. 2024.

Resumen

O ensino de probabilidade é pouco abordado em cursos de formação inicial de professores que ensinam matemática, assim, a formação continuada adquire relevância. Este artigo apresenta aspectos de um estudo de doutorado finalizado sobre o letramento probabilístico em seis encontros de formação continuada, os quais foram filmados e contaram com a participação de cinco professores dos anos finais do ensino fundamental. Analisam-se os dados de entrevistas semiestruturadas individuais e do primeiro encontro. Os resultados sugerem que os professores tinham uma compreensão elementar sobre o conceito de probabilidade e seu ensino, seguindo uma perspectiva voltada para a aplicação da forma laplaciana de probabilidade, sem desenvolver em sua prática uma discussão crítica sobre os conceitos, nem fomentar a ideia de letramento probabilístico.

https://doi.org/10.20396/zet.v30i00.8661705
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