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PNE e condição docente
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Palavras-chave

Plano nacional de educação (PNE)
Condição docente
Formação de professores
Políticas públicas de formação

Como Citar

SANTOS, Vinício de Macedo. PNE e condição docente: para uma ontologia do trabalho docente. Zetetike, Campinas, SP, v. 24, n. 1, p. 173–188, 2016. DOI: 10.20396/zet.v24i45.8646536. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646536. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os Planos Nacionais de Educação (PNE) produzidos após a Constituição de 1988 têm sido importantes como política de Estado para a educação. Mesmo ocorrendo disputas de interesse, espaço e recursos na sua elaboração, tramitação e execução, os dois últimos PNE avançam, contemplando algumas demandas históricas dos educadores e da sociedade brasileira. Entretanto, a exemplo do que já está ocorrendo, as próprias metas e as estratégias adotadas, as restrições financeiras e até mesmo a extinção impostas recentemente (em 2015) a políticas públicas educacionais pertinentes e inovadoras implementadas na última década demonstram que se trava ferrenho embate entre forças políticas e projetos distintos para a educação pública do País. No texto focaliza-se a meta 7 do PNE, por ser aquela cujas estratégias parecem ser as que mais atingem as esferas do ensino, da aprendizagem e da formação docente, institucionalizando práticas desenvolvidas informalmente nas escolas e afetando seriamente a condição docente.
https://doi.org/10.20396/zet.v24i45.8646536
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