Banner Portal
Comunicação na sala de aula
PDF

Palavras-chave

Comunicação na sala de aula de matemática
Ensino exploratório da matemática
Ações comunicativas do professor

Como Citar

GUERRERO, António; FERREIRA, Rosa Antónia Tomás; MENEZES, Luíz; MARTINHO, Maria Helena. Comunicação na sala de aula: a perspetiva do ensino exploratório da matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 23, n. 2, p. 279–295, 2016. DOI: 10.20396/zet.v23i44.8646539. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646539. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo procura responder ao desafio de pensar a comunicação que tem lugar na aula de Matemática. Contrariamos a visão simplista da comunicação como instrumento de transferência de conhecimento (do professor para os alunos) para assumirmos a comunicação como processo de interação, no qual o conhecimento matemático é socialmente construído. Esta visão da comunicação na aula de Matemática representa uma aproximação aos processos de produção e comunicação de conhecimento matemático que têm lugar no campo científico e no agir diário das comunidades humanas (quando lidam com ideias matemáticas). Para que isso ocorra, são exigidas mudanças no ensino, particularmente no papel do professor e no dos alunos. O ensino exploratório da Matemática é apresentado como um meio privilegiado do professor, apoiado num conjunto de ações comunicativas fundamentais, criar ambientes de aprendizagem produtivos, que, envolvendo o trabalho com tarefas matemáticas desafiantes, a sua resolução e discussão, culminam na institucionalização de conhecimento matemático. 

https://doi.org/10.20396/zet.v23i44.8646539
PDF

Referências

Ainley, J. (1988). Perceptions of teachers’ questioning styles. Proceedings of PME XII (pp. I,92-99). Veszprém, Hungary: PME.

Antão, J. (2001). Comunicação na sala de aula. Porto: Edições Asa.

Bauersfeld, H. (1994). Theoretical perspectives on interaction in the mathematics classroom. In R. Biehler, R. Scholz, R. Sträßer & B. Winkelmann (Eds.), Didactics of mathematics as a scientific discipline (pp. 133-146). Dordrecht: Kluwer Academic Pub.

Beaudichon, J. (2001). A comunicação. Processos, formas e aplicações. Porto: Porto Editora.

Bishop, A., & Goffree, F. (1986). Classroom organization and dynamics. In B. Christiansen, A. Howson & M. Otte (Eds.), Perspectives on mathematics education (pp. 309-365). Dordrecht: D. Reidel.

Callahan, K. (2011). Listening responsively. Teaching Children Mathematics, 18(1), 286-305.

Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios. Educação e Matemática, 115, 11-17.

Canavarro, A., Oliveira, H., & Menezes, L. (2012). Práticas de ensino exploratório da matemática: O caso de Célia. In L. Santos (Ed.), Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática (pp. 255-266). Portalegre, Portugal: SPIEM.

Cengiz, N., Kline, K., & Grant, T. J. (2011). Extending students’ mathematical thinking during whole-group discussions. Journal of Mathematics Teacher Education, 14, 355-374.

Coles, A. (2001). Listening: A case study of teacher change. In M. van Heuvel-Panhuizen (Ed.), Proceedings of the 25th Annual Meeting of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 2, pp. 281-288). Utrecht, The Netherlands: Freudenthal Institute.

Corrêa, R. (2005). Linguagem matemática, meios de comunicação e Educação Matemática. In A. Nacarato & C. Lopes (Orgs) Escritas e leituras na Educação Matemática (pp. 93-100). Belo Horizonte, Brasil: Autêntica.

Davis, B. (1996). Teaching mathematics: Towards a sound alternative. New York: Garland.

Davis, B. (1997). Listening for differences: An evolving conception of mathematics teaching. Journal for Research in Mathematics Education, 28(3), 355-376.

Dillon, J. T. (1994). Using discussions in classroom. Buckingham Philadelphia: Open University Press.

Duval, R. (2006). Quelle sémiotique pour l’analyse de l’activité et des productions mathéma-tiques? Relime, Número Especial, 45-81.

Eco, U. (1997). O Signo. Lisboa: Editorial Presença.

Eco, U. (2002). Tratado geral de semiótica. São Paulo: Perspetiva.

Fiske, J. (2005). Introdução ao estudo da comunicação. Porto: Edições Asa.

Freixo, M. (2006). Teorias e modelos de comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.

Godino, J. (2002). Un enfoque ontológico y semiótico de la cognición matemática. Recherches en Didactique dês Mathématiques, 22(2,3), 237-284.

Godino, J., & Llinares, S. (2000). El interaccionismo simbólico en educación matemática. Revista Educación Matemática, 12(1), 70-92.

Guerreiro, A. (2011). Comunicação no ensino-aprendizagem da matemática: Práticas no 1.o ciclo do ensino básico (Tese de Doutoramento, Universidade de Lisboa).

Habermas, J. (1998). O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Hintz, A. (2011). Understanding students’ experiences as listeners during mathematical discus-sions. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, 11(3), 261-272.

Joly, M. (2005). A imagem e os signos. Lisboa: Edições 70.

Lampert, M. (2001). Teaching problems and the problems of teaching. New Haven, CT: Yale University Press.

Lasswell, H. (2009). A estrutura e a função da comunicação na sociedade. In J. Esteves (Org.) Comunicação e sociedade (pp. 51-62). Lisboa: Livros Horizonte.

Leinhardt, G. (2001). Instructional explanations: A common place for teaching and location for contrast. In V. Richardson (Ed.), Handbook of research on teaching (pp. 333-357). Washington DC, USA: American Educational Research Association.

Mason, J. (1998). Asking mathematical questions mathematically. Actes du Colloque DIDIREM, Réussites et/ou apprentissages Nouvelles technologies; Les mathématiques en premier cycle universitaire, où en est-on? Université de Versailles. [disponível em http://www.math.jussieu.fr/~jarraud/colloque/mason.pdf]

Mason, J. (2000). Asking mathematical questions mathematically. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, 31(1), 97-111.

Mason, J. (2010). Effective questioning and responding in the mathematics classroom. [disponível em: http://mcs.open.ac.uk/jhm3/Selected%20Publications/ Effective%20Questioning%20&%20Responding.pdf]

Menezes, L. (1995). Conceções e práticas de professores de matemática: Contributos para o estudo da pergunta (Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa). Lisboa: APM.

Menezes, L., Guerreiro, A., Martinho, M. H., & Tomás Ferreira, R. A. (2013). Essay on the role of teachers’ questioning in inquiry-based mathematics teaching. Sysiphus, 1(3), 44-75.

Menezes, L., Oliveira, H., & Canavarro, A. P. (2015). Inquiry-based mathematics teaching: The case of Célia. In U. Gellert, J. Gimenez Rodriguez, C. Hahn & S. Kafoussi (Eds.), Educational paths to Mathematics (pp. 305-321). Cham: Springer.

Menezes, L., Tomás Ferreira, R., Martinho, M. H., & Guerreiro, A. (2014). Comunicação nas práticas letivas dos professores de Matemática. In J. P. Ponte (Ed.), Práticas profissionais dos professores de matemática (pp. 135-161). Lisboa: Instituto de Educação.

Nicol, C. (1999). Learning to teach mathematics: Questioning, listening, and responding. Edu-cational Studies in Mathematics, 37(1), 45-66.

Pirie, S., & Schwarzenberger, R. (1988). Mathematical discussion and mathematical understanding. Educational Studies in Mathematics, 19, 459-470.

Ponte, J. P. (2005). Gestão curricular em Matemática. In GTI (Ed.), O professor e o desenvolvimento curricular (pp. 11-34). Lisboa: APM.

Ponte, J. P. (2012). Estudiando el conocimiento y el desarrollo profesional del profesorado de matemáticas. In N. Planas (Coord.), Teoría, crítica y práctica de la educación matemática (pp. 83-98). Barcelona, España: Graó.

Rodrigues, A. (1990). Estratégias da comunicação. Questão comunicacional e formas de sociabilidade. Lisboa: Editorial Presença.

Ruthven, K., Hofmann, R., & Mercer, N. (2011). A dialogic approach to plenary problem synthesis. In B. Ubuz (Ed.), Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (vol. 4, pp. 81-88). Ankara, Turkey: PME.

Sfez, L. (1991). A comunicação. Lisboa: Instituto Piaget.

Sherin, M. G. (2002). A balancing act: Developing a discourse community in a mathematics classroom. Journal of Mathematics Teacher Education, 5, 205-233.

Sierspinska, A. (1998). Three epistemologies, three views of classroom communication: Constructivism, sociocultural approaches, interactionism. In H. Steinbring, M. Bussi & A. Sierpinska (Eds.), Language and communication in the mathematics classroom (pp. 30-62). Reston: NCTM.

Stein, M. K. (2001). Mathematical argumentation: Putting umph into classroom discussions.Mathematics Teaching in the Middle School, 7(2), 110-112.

Stein, M. K., & Smith, M. S. (1998). Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, 3, 268-275.

Stein, M. K., Engle, R. A., Smith, M. S., & Hughes, E. K. (2008). Orchestrating productive mathematical discussions: Helping teachers learn to better incorporate student thinking. Mathematical Thinking and Learning, 10(4), 313-340.

Tomás Ferreira, R. A. (2005). Portuguese mathematics student teachers’ evolving teaching modes: A modified teacher development experiment (Tese de Doutoramento, Illinois State University, EUA).

Voigt, J. (1985). Patterns and routines in classroom interaction. Recherches en Didactique dês Mathématiques, 6(1), 69-118.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2016 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.