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Entrecruzamentos do pensamento etnomatemático e da história da matemática
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Palavras-chave

História da matemática
Etnomatemática
Trigonometria no triângulo retângulo
Educação matemática

Como Citar

BORTOLI, Gládis; MARCHI, Miriam Inês; GIONGO, Ieda Maria. Entrecruzamentos do pensamento etnomatemático e da história da matemática: possibilidades para uma prática pedagógica. Zetetike, Campinas, SP, v. 22, n. 1, p. 59–82, 2014. DOI: 10.20396/zet.v22i41.8646578. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646578. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo explicitar as possibilidades de inserção da História da Matemática em seus entrecruzamentos com o campo da Etnomatemática nos processos de ensino e aprendizagem da Trigonometria presente no triângulo retângulo. Os sujeitos da pesquisa – uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola particular de Caxias do Sul, RS – propiciaram a emergência de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumentos de coleta dos dados pesquisa documental, análise das informações obtidas por meio de relatos e experiências e observações feitas em sala de aula. A prática pedagógica efetivada com a referida turma evidenciou que a abordagem escolhida tornou o processo de ensino e aprendizagem mais interativo, construtivo e participativo, provocando o envolvimento dos alunos com a pesquisa. Por meio de investigações, os alunos conseguiram evidenciar relações entre a matemática escolar e a não escolar, em especial, aquelas oriundas do cotidiano do “mundo da construção civil”.

https://doi.org/10.20396/zet.v22i41.8646578
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Referências

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