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Práticas de numeramento nas interações discursivas na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas
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Palavras-chave

Práticas de numeramento
Educação matemática
Educação de pessoas jovens e adultas
Interações discursivas na sala de aula

Como Citar

FARIA, Juliana Batista; GOMES, Maria Laura Magalhães; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Práticas de numeramento nas interações discursivas na sala de aula da educação de pessoas jovens e adultas : o “caso da calculadora”. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 345–378, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646657. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646657. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Apresenta-se, neste artigo, uma análise de interações verbais entre professoras, alunas e alunos em uma aula de Matemática de uma turma da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA). Tais interações são discutidas com base nos estudos sobre numeramento, enfatizando-se a dimensão sociocultural da educação matemática escolar, em particular, da que se realiza no contexto da EJA, e seu caráter de prática discursiva. Focaliza-se, pois, o papel do jogo interlocutivo e interdiscursivo que forja as interações verbais – e se forja nelas – em um evento de numeramento denominado “o caso da calculadora”, no qual se observa uma relação que denominamos “paralelismo” entre práticas de numeramento típicas da cultura escolar e aquelas referenciadas em outras instâncias da vida social.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646657
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