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Matemática e educação matemática
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Palavras-chave

Educação matemática
Epistemologia
Estudos culturais
Representações

Como Citar

DAL-FARRA, Rossano André. Matemática e educação matemática: aproximações epistemológicas, cultura e discursos contemporâneos. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 505–544, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646660. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646660. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Com a crescente preocupação em relação às questões culturais e sociais envolvidas na construção do pensamento científico a partir da segunda metade do século XX, uma parcela de pesquisadores passou a repensar as suas ações, processo que gerou também questionamentos no campo da educação em relação às concepções pedagógicas que norteiam as práticas educativas. Com isso, as representações de ciência, de pesquisador, de professor e de estudante passaram a ser mediadas por diferentes discursos, produzindo identidades contemporâneas forjadas, tanto em decorrência do processo histórico de consolidação da matemática como disciplina, quanto em relação às novas configurações sociais da contemporaneidade. Diante dessas premissas, o objetivo do estudo está voltado para as contribuições de alguns pressupostos dos estudos culturais relativos ao discurso e à linguagem, bem como as suas contribuições para a produção científica atual, em meio a uma profusão de representações veiculadas na produção acadêmica e na mídia contemporânea.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646660
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