Banner Portal
Cultura visual, visualidade, visualização matemática
PDF

Palavras-chave

Cultura visual
Visualidade
Linguagem visual
Visualização matemática
Educação matemática

Como Citar

FLORES, Cláudia Regina. Cultura visual, visualidade, visualização matemática : balanço provisório, propostas cautelares. Zetetike, Campinas, SP, v. 18, p. 271–294, 2011. DOI: 10.20396/zet.v18i0.8646665. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646665. Acesso em: 10 maio. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é inserir-se no debate acerca de cultura visual e visualidade, buscando contribuições para o entendimento de visualização matemática e propondo formas de conectar visualidade à educação matemática. A partir do entendimento de algumas especificidades do termo visualidade no debate da cultura visual norte americano, nós compreendemos que as práticas visuais criam modos de olhar no âmbito da história e da cultura. Por fim, propõe-se o uso de visualidade como estratégia de análise para ampliar a consistência das pesquisas que se ocupam da linguagem visual e educação matemática.
https://doi.org/10.20396/zet.v18i0.8646665
PDF

Referências

CIFUENTES, J. C. O conhecimento qualitativo numa epistemologia da educação científica e matemática. In: Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 4., 2009, Brasília. Anais... Brasília – DF, 2009.

CRARY, J. Modernizing vision. In: FOSTER, H. (Ed.). Vision and visuality. Seattle: Bay Press, 1988.

DIKOVITSKAYA, M. Visual culture. The study of the visual after the cultural turn. Cambridge, Massachusetts/London, England: The MIT Press, 2005.

FLORES, C. Olhar, saber, representar: sobre a representação em perspectiva. São Paulo: Musa, 2007.

FOSTER, H. Vision and visuality. Seattle: Bay Press, 1988.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Nascimento da prisão. Tradução de Ligia M. Pondé Vassalo. 7. Ed. Petrópolis: Vozes, 1989.

JAY, M. Scopic regimes of modernity. In: FOSTER, H. (Ed.). Vision and visuality. Seattle: Bay Press, 1988.

JAY, M. Introdution: Vision in context: reflections and refractions. In: BRENNAN, T.; JAY, M. (Ed.). Vision in context: historical and contemporary perspectives on sight. New York/London: Routledge, 1996.

JAY, M. Introduction to show and tell. Journal of Visual Culture, v. 4, p. 139-143, 2005.

KNAUSS, P. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan.-jun. 2006.

MENEGUZZI, T. Os perspectógrafos de Dürer na educação matemática: história, geometria e visualização. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2009.

MENESES, U. T. B. Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, 2003.

MIRZOEFF, N. On visuality. Journal of Visual Culture, v. 5, p. 53-79, 2006.

MITCHELL, W. J. T. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of Visual Culture, v. 1, p. 165-181, 2002.

PRESMEG, N. Research on visualization in learning and teaching mathematics. In: GUTIÉRREZ, A.; BOERO, P. (Ed.). Handbook of research on the Pshychology of Mathematics Education: Past, Present and Future. Rotterdam: Sense Publishers, 2006. p. 205-235.

ROBINSON, W. B. American Forts: architectural form and function. Fort Worth, Texas: Amon Carter Museum of Western Art, 1977.

SCHOLLHAMMER, K. E. Regimes representativos da modernidade. ALCEU, v. 1, n. 2, p. 28-41, 2001.

SHAPIRO, G. Archaeologies of vision. Foucault and Nietzsche on seeing and saying. Chicago; London: The University of Chicago Press, 2003.

STURKEN, M.; CARTWRIGHT, L. Practices of looking: an introduction to visual culture. Oxford/New York: Oxford University Press, 2001.

ZAGO, H. da S. Ensino, geometria e arte: um olhar para as obras de Rodrigo de Haro. Dissertação (Mestrado) — Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, 2010.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.