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A pesquisa em etnomatemática e a educação indígena
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Palavras-chave

Etnomatemática
Contexto sócio-cultural
Multiculturalismo

Como Citar

BELLO, Samuel Edmundo Lópes. A pesquisa em etnomatemática e a educação indígena. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 97–106, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i6.8646742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646742. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo levanta questionamentos a respeito do programa de pesquisa em etnomatemática, tendo como foco principal de discussão a definição de etnomatemática, os métodos de pesquisa utilizados e os resultados dessa pesquisa em termos de reconhecimento de saberes produzidos em diversos contextos socioculturais. Isto sem dúvida, tem uma grande repercussão na educação e na apropriação do conhecimento dominante por parte de grupos minoritários e/ou socioculturalmente diferentes. Neste caso, ao se falar de sociedades indígenas, considera-se a diversidade inter e intracultural para produzir, organizar e difundir conhecimento a qual, o âmbito da globalização e do acesso ao conhecimento socialmente valorizado, aponta para o Multiculturalismo.

https://doi.org/10.20396/zet.v4i6.8646742
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Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

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