Banner Portal
Prática pedagógica do professor-pesquisador em matemática: análises de observações de aula
PDF

Palavras-chave

Aula de matemática
Relação professor-aluno
Mecanicismo didático

Como Citar

SILVA, Maria Regina Gomes da. Prática pedagógica do professor-pesquisador em matemática: análises de observações de aula. Zetetike, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 77–88, 1996. DOI: 10.20396/zet.v4i5.8646865. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646865. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Pretende-se, neste artigo, apresentar parte de uma Dissertação de Mestrado (SILVA, 1993) que buscou compreender o modo de funcionamento das concepções didático-pedagógicas do professor-pesquisador em Matemática na sua sala de aula e a relação dessas concepções com as concepções oriundas da prática científica da Matemática. Optamos por apresentar interpretações de relatos de observações de aulas que mostram nossa compreensão do fenômeno focado. A análise interpretativa desses relatos apontou para a categoria: “a relação professor-aluno, não se funda no objeto de conhecimento mas no mecanismo didático”.
https://doi.org/10.20396/zet.v4i5.8646865
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.