Banner Portal
Fracasso escolar: análise de erros em operações matemáticas
PDF

Palavras-chave

Fracasso escolar
Operações aritméticas no 1º grau
Valor posicional no sistema de numeração decimal

Como Citar

BATISTA, Cecilia Guarnieri. Fracasso escolar: análise de erros em operações matemáticas. Zetetike, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 61–72, 1995. DOI: 10.20396/zet.v3i4.8646881. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646881. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Uma avaliação pedagógica foi aplicada no início do Ano a alunos de escola pública, cursando de 2 à 4 série do 1º grau e analisada no presente estudo em termos do desempenho desses alunos em operações aritméticas. Foram analisadas 185 avaliações, com um total de 1930 contas. Verificou-se um grande percentual de erros nas operações solicitadas.A análise de erros em somas e subtrações levou à identificação das seguintes categorias de erros: 1) reprodução errada da proposta; 2) erro de contagem; 3) erros na montagem da conta, com cinco subcategorias; 4) erros no ‘vai um’ da soma; 5) erros específicos da subtração Considerou-se que os erros do tipo 3 a 5 se deveram, principalmente, à falta de compreensão do valor posicional dos algarismos, no sistema de numeração decimal; são feitas sugestões sobre aprimoramento das estratégias de ensino de Matemática, de forma a reduzir os erros constatados.



https://doi.org/10.20396/zet.v3i4.8646881
PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.