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Educação de Jovens e Adultos
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Palavras-chave

EJA
Matemática
Saberes
Habitus
Reflexão

Como Citar

KESSLER, Maria Cristina. Educação de Jovens e Adultos: (des)construindo saberes nos espaços do aprender e ensinar matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 103–120, 2006. DOI: 10.20396/zet.v14i26.8647008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647008. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este texto relata algumas das reflexões, no campo da educação matemática de jovens e adultos, opurtunizadas por um estudo de caso centrado no acompanhamento da prática pedagógica de dois acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática que estiveram, durante um semestre, sob minha coordenação. Cabe destacar que esse envolvimento se deu a partir de duas perpectivas: como professora coordenadora e como pesquisadora. Como coordenadora desses alunos professores, busquei, através do auxílio na preparação de aulas e na construção de material didático, problematizar a prática pedagógica desses professores, dando visibilidade aos saberes ali construídos. Como pesquisadora centrei-me na problematização de alguns elementos constituitivos do habitus do professor de matemática que sustentam determinadas práticas pedagógicas e na possibilidade de mudança nesse habitus. A descrição desse movimento centra-se em categorias que foram assim nomeadas: a) o básico em EJA; b) a linearidade do currículo de matemática; c) quando ensino também aprendo.
https://doi.org/10.20396/zet.v14i26.8647008
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