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Balanço das pesquisas sobre formação/prática de professores que ensinam estatística, probabilidade e combinatória
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Palavras-chave

Formação de professores
Prática
Ensino de estatística

Como Citar

SANTOS, Rodrigo Medeiros dos. Balanço das pesquisas sobre formação/prática de professores que ensinam estatística, probabilidade e combinatória. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 204–219, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i1.8647576. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647576. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desta investigação foi desenvolver um balanço das teses e dissertações produzidas em programas brasileiros de pós-graduação até o ano de 2015, e que investigam a temática da formação/prática de professores que ensinam os conteúdos de Estatística, Probabilidade e Combinatória. Para tanto, as teses e dissertações foram coligidas em meio digital e posteriormente fichadas e catalogadas segundo as variáveis de interesse. Deste processo, emergiram 29 pesquisas, categorizadas em quatro subtemas: desenvolvimento profissional, formação inicial/continuada; prática docente; conhecimento profissional e saberes práticos; e Formação/Prática mediada por grupos colaborativos. Em cada uma dessas categorias a pesquisa foi descrita, destacando os principais focos de investigação, os aportes teóricos, abordagens metodológicas e principais resultados.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647576
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Referências

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