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Dos livros didáticos para os cadernos de matemática
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Palavras-chave

Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Livro didático de matemática
Formação de professores que ensinam matemática

Como Citar

VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos livros didáticos para os cadernos de matemática: a emergência dos saberes profissionais. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p. 254–264, 2017. DOI: 10.20396/zet.v25i2.8648206. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648206. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O texto analisa a emergência dos saberes profissionais do professor que ensina matemática a partir da inclusão de novas referências que são constituídas no estado de São Paulo, desde finais do século XIX. A análise leva em consideração as categorias “saber a ensinar” e “saber para ensinar” vindas de estudos que conjugam o desenvolvimento histórico-didático da formação de professores. Como documentos de pesquisa o estudo lança mão de livros didáticos e cadernos de aulas indicados para o trabalho dos professores que ensinam matemática. Os resultados do estudo mostram que a passagem de uma cultura do ensino secundário para o estabelecimento de uma formação profissional do professor tem lugar nos saberes objetivados pelos novos materiais, pelos cadernos de aulas. Tais materiais configuram saberes pedagógicos, saberes para ensinar, a “matemática para ensinar” como referência profissional do professor que ensina matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v25i2.8648206
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