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Estudo da experiência de uma comunidade de aprendizagem docente no Portal da Amazônia
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Palavras-chave

Educação matemática
Comunidades de aprendizagem do professor
Formação do professor
Anos iniciais

Como Citar

MÜLLER, Maria Cândida; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Estudo da experiência de uma comunidade de aprendizagem docente no Portal da Amazônia. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 2, p. 299–317, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i2.8649997. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8649997. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Baseado nos dados produzidos pelas reuniões do grupo de estudo e trabalho pedagógico do Projeto de Pesquisa GETEMAT, ocorridas na cidade de Vilhena – RO, buscou-se caracterizá-lo como uma comunidade de aprendizagem do professor e entender o tipo de conhecimento que foi construído pelo grupo, utilizando o referencial teórico desenvolvido por Cochran-Smith e Lytle, especialmente nos trabalhos de 1993, 1999 e 2009.  Os dados possibilitaram que se analisasse o grupo de acordo com as características-chave de uma comunidade de aprendizagem apresentadas pelas autoras, bem como o tipo de conhecimento gerado pelo grupo. Os indícios encontrados no material produzido pelos participantes permitem afirmar que o grupo criou um espaço de aprendizagem para os docentes, constituindo-se efetivamente em uma comunidade de aprendizagem do professor, que produziu especialmente um conhecimento para a prática docente.


 

https://doi.org/10.20396/zet.v26i2.8649997
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