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O Ciclo intercultural de iniciação acadêmica em uma Universidade Estadual do Paraná
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Palavras-chave

Educação matemática
Estudantes indígenas
Ciclo intercultural
Educação superior indígena

Como Citar

PIRES, Magna Natalia Marin; AMARAL, Wagner Roberto do; KUBOYAMA, Jean Carlos Alves da Silva. O Ciclo intercultural de iniciação acadêmica em uma Universidade Estadual do Paraná: o fortalecimento dos indígenas na educação superior em uma experiência com a Educação Matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 240–257, 2018. DOI: 10.20396/zet.v26i1.8650891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650891. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de ingresso e permanência de jovens indígenas, habitantes no território paranaense, por meio do direito a vagas suplementares em Instituições Estaduais de Ensino Superior. Os inúmeros desafios de manter e formar os indígenas ingressantes, principalmente o de acompanhar as atividades acadêmicas, inspirou a criação do Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica de Estudantes Indígenas, como uma estratégia de afirmação e fortalecimento da presença indígena na universidade. Após cursar o Ciclo Intercultural e obter o desempenho acadêmico previsto pela proposta pedagógica, o estudante indígena poderá se matricular no curso de graduação desejado. Neste artigo relatamos importância da Matemática, uma das áreas de conhecimento abordadas por um educador-bolsista, e suas possibilidades em explorar as potencialidades e habilidades que o trabalho com Resolução de Problemas e as Investigações Matemáticas podem desenvolver nos profissionais de todas as áreas do conhecimento. O relato de parte de um episódio aula revela que a Matemática pode provocar a reflexão e oportunizar a participação ativa do estudante, tomando decisões, fazendo escolhas, testando a validade das suas escolhas. 

https://doi.org/10.20396/zet.v26i1.8650891
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