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Estatística no ensino médio
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Palavras-chave

Estatística
Aprendizagem significativa
Material potencialmente significativo
Ensino de matemática

Como Citar

QUEDI, Rejane Padilha; DARROZ, Luiz Marcelo; ROSA, Cleci Teresinha Werner da. Estatística no ensino médio: um material potencialmente significativo para o ensino da área. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020009, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656237. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656237. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que buscou identificar como uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa pode ser considerada um material potencialmente significativo para o estudo de Estatística do ensino médio. A sequência foi apresentada a um grupo de professores de Matemática do ensino médio. Para a coleta de dados, utilizaram-se o diário de bordo elaborado pela professora pesquisadora e entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes. A análise dos dados teve três categorias a priori: relação dos conteúdos contidos na sequência didática com os conhecimentos anteriores dos estudantes; diferenciação progressiva e reconciliação integrativa; e materiais utilizados e estrutura da proposta. Como resultado, percebeu-se que a sequência didática em questão pode ser considerada um material potencialmente significativo para o estudo da área, visto que favorece a relação dos conhecimentos prévios dos estudantes com os assuntos abordados e possibilita estabelecer ligações entre esses conhecimentos.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656237
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