Banner Portal
Pesquisa sobre variabilidade na Educação Estatística
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Raciocínio sobre variabilidade
Educação estatística
Literacia estatística
Revisão sistemática da literatura

Como Citar

PEREIRA, Fernanda Angelo; RODRIGUES, Chang Kuo; SOUZA, Fabiano dos Santos. Pesquisa sobre variabilidade na Educação Estatística: uma revisão sistemática da literatura. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020004, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656884. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656884. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, que teve por objetivo realizar uma investigação a respeito do raciocínio sobre variabilidade de acordo com a perspectiva da Educação Estatística. Aqui é descrita a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) executada a fim de verificar as pesquisas que apresentam recursos que auxiliam no processo de ensino e de aprendizagem de conceitos envolvendo o estudo da variabilidade. As fontes de materiais para a busca de trabalhos foram os periódicos nacionais e internacionais na área de Educação e Ensino dos últimos 10 anos (2008-2018), publicadas no Português do Brasil, Português de Portugal, Espanhol e Inglês. Esses periódicos foram avaliados pelo sistema CAPES WebQualis no quadriênio de 2013-2016 como A1, A2, B1, B2, B3. A Revisão Sistemática da Literatura mostrou que há poucas pesquisas que abordam o raciocínio sobre variabilidade na Educação Básica, uma habilidade importante para o desenvolvimento da literacia estatística na formação dos alunos.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656884
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Dierdorp, A., Bakker, A., Ben-zvi, D., & Makar, K. (2017). Secondary Students’ Considerations of variability in measurement activities based on authentic practices. Statistics Education Research Journal: International Association for Statistical Education, 16(2), 397-418. Disponível em: http://iase-web.org/Publications.ph p?p=SERJ.

Gal, I. (2002). Adult’s Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, 70(1), 1 – 25.

Lehrer, R. (2017) Modeling signal-noise processes supports student construction of a hierarchical image of sample. Statistics Education Research Journal: International Association for Statistical Education, 16(2), 64-85. Disponível em: http://iase-web.org/Pu blications.php?p=SER.

Moore, D. (1997). New pedagogy and new content: The case for statistics. International Statistical Review, 65(2), 123–165. Disponível em: https://iase-web.org/documents/ints tatreview/97.Moore.pdf

Paula, S. C. R., Rodrigues, C. K., & Silva, J. C. (2016). Educação Matemática e Tecnologia: articulando práticas geométrica. Curitiba: Appris.

Pereira, F. A. (2019). A Educação Estatística e a elaboração de vídeos para a promoção do Raciocínio sobre Variabilidade na Educação Básica. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora.

Pfannkuch, M., & Wild, C. (2004). Towards an understanding of Statistical thinking. In: Ben-zvi, D. & Garfield, J. (org.), The Challenge of Developing Statistical Literacy, Reasoning and Thinking (pp. 17-46). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Reading, C., & Reid, J. (2010) Reasoning about variation: rethinking theoretical frameworks to inform practice. In C. Reading (Ed), Data and context in statistics education: Towards an evidence-based society. Proceedings of the Eighth International Conference on Teaching Statistics (ICOTS 8). Ljubljana, Slovenia. Voorburg, The Netherlands: International Statistical Institute.

Reading, C., & Shaughnessy, J. M. (2004). Reasoning about Variation. In: Garfield, J. & Ben-zvi, D. (org.). The challenge of developing statistical literacy, reasoning and thinking (pp. 201- 226). Dordrecht: Kluwer Academic Publishers.

Silva, C. B. (2007) O Pensamento Estatístico e Raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Watson, J. M. (2009). The influence of variation and expectation on the developing awareness of distributions. Statistics Education Research Journal: International Association for Statistical Education, 8(1), 32-61. Disponível em: https://iase-web.org/docum ents/SERJ/SERJ8(1Watson.pdf.

Watson, J. M., & Callingham, A. R. (2003). Statistical literacy: a complex hierarchical construct. Statistical Education Research Journal, 2(2), 3-46. Disponível em: iase-web.org/documents/SERJ/SERJ2(2)_Watson_Callingham.pdf.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.