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Probabilidade em livros didáticos de matemática dos anos finais
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Palavras-chave

Probabilidade
Livro didático
Anos finais

Como Citar

LIMA, Ewellen Tenorio de. Probabilidade em livros didáticos de matemática dos anos finais: diferentes concepções. Zetetike, Campinas, SP, v. 28, p. e020015, 2020. DOI: 10.20396/zet.v28i0.8656908. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656908. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

No presente artigo, a partir da análise das coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas pelo PNLD 2017, volta-se o olhar para a distribuição das atividades que trabalham com a Probabilidade nas diferentes coleções e em seus volumes, bem como para as diferentes concepções de Probabilidade presentes neste material didático. Ao todo, foram identificadas 875 atividades, quantitativo que não está homogeneamente distribuído entre as coleções, nem, tampouco, em seus volumes. No que se refere às concepções de Probabilidade abordadas, como esperado, foi constatado que uma maioria absoluta de problemas trabalha com a probabilidade clássica (81%). Os resultados encontrados apontam para a necessidade de grandes mudanças nas próximas edições destes materiais didáticos, tendo-se em vista as prescrições apresentadas pela BNCC, que trazem grande destaque ao trabalho com a Probabilidade no Ensino Fundamental, e, em especial, à probabilidade frequentista nos Anos Finais.

https://doi.org/10.20396/zet.v28i0.8656908
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