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Leituras de práticas
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Palavras-chave

Forma-ação
Leitura de prática
Alfabetização matemática

Como Citar

MANCINI, Lidiane Conceição Monferino; MOCROSKY, Luciane Ferreira; ORLOWSKI, Nelem; KALINKE, Marco Aurélio. Leituras de práticas: uma abertura à forma-ação de professores que ensinam matemática. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021018, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661790. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661790. Acesso em: 8 jul. 2024.

Resumo

Neste artigo expomos aspectos de uma pesquisa maior, orientada no Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf). Investigamos leituras de práticas de três professoras atuantes na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, tendo como guia a interrogação: “O que se descortina sobre formação no encontro entre alfabetizadoras em matemática ao pensarem sobre suas práticas?”. Procuramos destacar modos de ser professor pelas ações alfabetizadoras refletidas no cotidiano docente, buscando acolher o que se mostrou formativo, tendo em vista o encontro com as práticas das professoras. Para isso, apresentamos um percurso metodológico e interpretações-compreensões conduzidas segundo a abordagem fenomenológica. Concluímos que as leituras de práticas se mostraram como uma possibilidade formativa aos professores que ensinam matemática nos anos iniciais, que tem potencial de repercutir no pensar a ação docente, contribuindo, assim, com pesquisas e práticas no campo da alfabetização matemática.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661790
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