Banner Portal
Docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática
PORTUGUÊS
INGLÊS

Palavras-chave

Identidade profissional docente
Alteridade
Docência compartilhada
Licenciatura em matemática

Como Citar

MELO, Lucas Medeiros e; GIRALDO, Victor; ROSISTOLATO, Rodrigo. Docência compartilhada na formação inicial de professores de matemática: identidade e alteridade. Zetetike, Campinas, SP, v. 29, n. 00, p. e021012, 2021. DOI: 10.20396/zet.v29i00.8661830. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661830. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como contexto a implementação de uma proposta de docência compartilhada por um professor da Educação Básica e um do Ensino Superior, em uma disciplina do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A experiência é parte do projeto Práticas Docentes Compartilhadas (PDC), do Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino (LaPraME), grupo de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT-UFRJ). Enfocamos aspectos da identidade profissional docente que emergem das interações entre os atores envolvidos na experiência de docência compartilhada, observados a partir das relações dinâmicas entre identidade e alteridade. A metodologia utilizada envolveu a produção de dados qualitativos por intermédio de registros escritos em forma diários individuais, com as reflexões de cada um dos professores sobre as aulas, analisados sob a lente teórica do interacionismo simbólico. Nossos resultados indicam a prática da empatia e o sentimento de pertencimento como aspectos emergentes da docência compartilhada.

https://doi.org/10.20396/zet.v29i00.8661830
PORTUGUÊS
INGLÊS

Referências

Blumer, H. (1986). Simbolic Interactionism: Perspective and Method. University of California Press.

Cyrino, M. C. C. T. (2015). Desenvolvimento da Identidade Profissional de Professores em Comunidades de Prática: Elementos da Prática. Anais do VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (pp. 1-11). Pirenópolis: SBEM.

Cyrino, M. C. C. T. (2016). Mathematics Teachers’ Professional Identity Development in Communities of Practice: Reifications of Proportional Reasoning Teaching. Bolema, 30(54), 165-187.

Dubar, C. (2006). A Crise das Identidades: a interpretação de uma mutação. Porto, PT: Afrontamento.

Garcia, M. M. A., Hypolito, A. M., & Vieira, J. S. (2005). As identidades docentes como fabricação da docência. Educação & Pesquisa, 31(1), 45-56.

Giraldo, V., Silva, F. M., Quintaneiro, W., Brasil, C., Pinto, D., Moustapha, B., ... Moura, M. K. G. (2016). Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática. Educação Matemática em Revista, (49A), 52-60.

Giraldo, V., Silva, F. M., Matos, D., Melo, L., Mano, V., Quintaneiro, W., ... Cavalcante, A. (2017). Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM), 7 (2), 4-23.

Giraldo, V. (2018). Formação de Professores de Matemática: para uma Abordagem Problematizada. CIÊNCIA E CULTURA, 70, 37-42.

Giraldo, V., Menezes, F., Mano, V., Quintaneiro, W., Rangel, L. G., Melo, L. M., ... Costa Neto, C. D. (2018). Práticas Docentes Compartilhadas: Integrando Saberes Emergentes da Prática na Formação Inicial de Professores de Matemática. In M. C. C. T. Cyrino.(Org.), Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas (pp. 215-239). Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática.

Laplantine, F. (2003). Aprender Antropologia. São Paulo: Brasiliense.

Melo, L., Giraldo, V., & Rosistolato, R. (2020a). Significados e expectativas sobre docência compartilhada entre licenciandos em matemática. Ensino da Matemática em Debate, 7(2), 131-155.

Melo, L., Giraldo, V., & Rosistolato, R. (2020b, no prelo). Interações entre um professor da Educação Básica e um professor do Ensino Superior em uma experiência de docência compartilhada em matemática.

Nóvoa, A. (1992). Os professores e as histórias da sua vida. In A. Nóvoa. Vidas de professores. Porto: Porto Editora.

Oliveira, R. J. (2009). Identidade, Alteridade e Educação: pensando problemas contemporâneos. Revista Contemporânea de Educação, 4(8), 422-434.

Oliveira, H. M. A. P., & Cyrino, M. C. C. T. (2011). Formação inicial de professores de matemática em Portugal e no Brasil: Narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, 18, 104-130.

Orso, K. D. F. (2016). Formação de professores e alteridade: em busca de uma aproximação. Unoesc & Ciência - ACHS, 7(2), 185-190.

Silva, M. C. V., Aguiar, M. C. C., & Monteiro, I. A. (2014). Identidade profissional docente: interfaces de um processo em (re)construção. Perspectiva, 32(2), 735-758.

Thones, A. P. B., & Pereira, M. A. (2013). Um entre o outro e eu: do estranho e da alteridade na educação. Educação & Realidade, 38(2), 501-520.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Zetetike

Downloads

Não há dados estatísticos.